ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Oct/2025

Máquinas: Agenda Legislativa do setor para 2026

A indústria de máquinas e equipamentos, que no ano passado faturou R$ 300 bilhões e pagou para seus 400 mil trabalhadores diretos salários 36% acima da média nacional, reuniu-se no dia 30 de setembro no Salão Nobre da Câmara dos Deputados para o lançamento da agenda parlamentar para o setor, de 2025/2026. O evento marca o 10º aniversário da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Agenda Legislativa trará as principais propostas e prioridades defendidas pelo setor, reforçando o compromisso da FPMAQ com uma indústria mais forte, inovadora e competitiva. O setor reúne hoje aproximadamente 8 mil empresas em todo o País e, em 2024, destinou R$ 8 bilhões à inovação, o equivalente a 4% da receita líquida. É esse esforço que coloca o setor como protagonista da Indústria 4.0, com papel decisivo no desenvolvimento de novas tecnologias, automação e soluções digitais.

Foi destacada a importância da FPMAQ como canal de interlocução entre a indústria e o Congresso Nacional. A interação permanente com o Parlamento tem sido fundamental para garantir competitividade e condições de crescimento para o segmento. A atuação da FPMAQ traduz as necessidades do setor industrial em ações concretas no Congresso, buscando garantir que a indústria de máquinas e equipamentos tenha as condições necessárias para impulsionar o desenvolvimento econômico do País. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.