ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Oct/2025

Fertilizantes: preços do enxofre em alta neste ano

Segundo a StoneX, o preço do enxofre nos portos brasileiros continua em trajetória de alta, acumulando cerca de 90% de aumento desde o início de 2025. O aumento resulta de uma combinação da demanda global aquecida e oferta restrita, com impacto para produtores e importadores. Na última semana de setembro, a cotação registrou uma variação semanal próxima a US$ 30,00, ritmo de alta que se intensificou a partir do fim de agosto. Esse nível não era observado desde 2022, quando a guerra entre Rússia e Ucrânia provocou uma disparada nos preços dos fertilizantes. Países como China e Índia continuam com forte demanda pelo insumo, enquanto a disponibilidade global permanece limitada.

Esse cenário mantém os preços em níveis elevados e pode se estender nos próximos meses. O enxofre é matéria-prima estratégica para a produção de ácido sulfúrico e ácido fosfórico, utilizados em fertilizantes fosfatados essenciais para a agricultura brasileira. Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil importou cerca de 1,6 milhão de toneladas de enxofre, volume 8% maior que o registrado no mesmo período de 2024. Esse movimento pode trazer impactos nos custos de produção dos fertilizantes. A valorização do enxofre, junto a outros insumos como a amônia, pressiona os custos dos fertilizantes. Embora nem sempre isso se traduza imediatamente em aumento de preços ao agricultor, o cenário tende a reduzir margens de retorno, limitar a produção e gerar incerteza no mercado.

Em contrapartida, esses custos elevados também reduzem a propensão das empresas a promover cortes de preços. Isso porque, embora o aumento do preço do enxofre, isoladamente, não implique necessariamente uma alta nos preços dos fertilizantes, essa tendência não é favorável para os importadores e nem para os agricultores. O cenário é desafiador. Na safra 2025/2026 tanto os importadores quanto os agricultores enfrentam custos de produção elevados, relações de troca pouco atrativas e um cenário de incerteza, com riscos de tarifas e sanções sobre o mercado de fertilizantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.