ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Sep/2025

Defensivos: Brasil eleva importação de herbicidas

Segundo a Scot Consultoria, os herbicidas prontos para uso registraram maior volume de importação no acumulado de janeiro a agosto de 2025 desde igual período de 2015. A importação e uso de herbicidas prontos para uso crescem em 2025 mesmo em ano de custos elevados no campo. De janeiro a agosto de 2025, foram internalizadas 14,6 mil toneladas do produto, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2024. No mesmo recorte, a despesa com a mercadoria importada atingiu US$ 61,8 milhões, alta de 24,8% sobre o ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Mesmo em um ano de custos elevados com insumos agrícolas, a pressão exercida pelas plantas daninhas fez com que produtores reforçassem o planejamento e antecipassem aquisições de herbicidas. A necessidade de assegurar janelas de aplicação e de manter tanto a produtividade das lavouras quanto o desempenho das pastagens acabou estimulando maior compra, consolidando a demanda de 2025 por herbicidas. A lógica por trás desse movimento está no impacto econômico das plantas daninhas.

Elas competem diretamente por água, luz e nutrientes e podem reduzir a produtividade em 10,0% a 80,0%, dependendo do nível de infestação, da densidade e da composição das espécies, além do momento de interferência e do manejo adotado. Em pastagens, o problema se agrava pela persistência do banco de sementes de invasoras, que não se esgota em um único ciclo e pode variar de 500 a mais de 15 mil sementes por metro quadrado, exigindo controle contínuo. Nessas condições, a infestação de folhas largas pode reduzir a capacidade de suporte para apenas 0,75 unidade animal por hectare, bem abaixo do potencial produtivo de forrageiras melhoradas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.