ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Sep/2025

Máquinas: entregas para agricultura familiar em MT

No sábado (13/09), em São José dos Quatro Marcos (MT), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou uma nova etapa de entrega de máquinas e equipamentos do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, para comunidades da região oeste do estado de Mato Grosso. O evento foi realizado no Assentamento Chico Mendes e a entrega contemplou três assentamentos rurais dos municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Vila Bela da Santíssima Trindade, além de associações da região. O objetivo é impulsionar a agricultura familiar e alavancar a produtividade em comunidades rurais da região. No total, foram entregues mais de 160 itens entre máquinas e equipamentos. Entre eles estão tratores, microtratores, caminhão-baú refrigerado, kits de implementos com carreta, roçadeira e encanteirador, entre outros.

O investimento total do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi de R$ 4,9 milhões. Além do maquinário, equipamentos e insumos, os produtores também poderão contar com assistência técnica e capacitação. "A frase mais linda que eu gosto de dizer nos últimos dias: O governo do Brasil ao lado dos brasileiros. É isso que faz as coisas acontecerem. É isso que faz essas máquinas estarem aqui. Vamos fazer as terras produzirem, os equipamentos estão aqui. É a garantia de produzir e saber que vai vender e que vai chegar na mesa das pessoas, vai chegar na alimentação da agricultura familiar, vai chegar na merenda escolar. São ações que vêm garantir o desenvolvimento e principalmente a igualdade social", destacou o ministro Carlos Fávaro. A entrega das máquinas e equipamentos foi de grande relevância para os trabalhadores rurais.

Foram beneficiadas as famílias assentadas no Assentamento Florestan Fernandes (Araputanga/ São José dos Quatro Marcos), do Assentamento Sílvio Rodrigues (Mirassol D’Oeste), da Associação Mato-Grossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (Ampafad), da Associação Mãe Terra, da Cooperativa de Produção Agroecológica da Região Sudoeste do Estado de Mato Grosso (COOPARAS), e da ASSOREG (Vila Bela). A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado (Fetragri-MT) expressou que a parceria entre o Mapa, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Fetragri objetiva atender às necessidades dos produtores rurais de acordo com a agricultura de cada região e município. Essa aproximação do governo federal com o pequeno produtor através do ministro Carlos Fávaro é de suma importância.

Já foram realizadas entregas para assentamentos dos municípios de Pedra Preta, São José do Povo, Rondonópolis, Juscimeira, Campo Verde, Poconé, Várzea Grande, Acorizal, Sorriso, Sinop, Cláudia, Itaúba, Tangará da Serra, Nova Olímpia e Nortelândia. Na ocasião, o ministro Fávaro também realizou a entrega referente ao projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura em Mato Grosso”. Foram disponibilizados 180 kits de irrigação, duas mil caixas plásticas para hortifruti e um caminhão carga seca. A iniciativa busca fortalecer as cadeias produtivas locais, integrando quem produz à agroindústria, ao comércio e ao consumidor final. “A Rota da Banana é o apoio à comercialização. São centenas de kits de irrigação que já estão aqui para descarregar e montar cada kit para cada pequena propriedade contemplada nesse programa, que são os implementos desses microtratores para cuidar da terra”, evidenciou Fávaro.

Com menos de seis meses de atuação, a Rota da Banana já atendeu mais de 500 produtores por meio de atendimentos in loco nas produções rurais. São 24 municípios hoje na rota ativamente, de Cáceres a Comodoro. Só em Quatro Marcos saem 50 caixas de banana por semana, fora a região de Cáceres, que sai mais de 500 caixas de banana por semana vendidas pela Rota da Banana. Ainda, a partir do dia 22 de setembro, o município de Rondolândia receberá o projeto. A Associação Mãe Terra expressou a importância deste dia aos produtores rurais, por meio das entregas realizadas pelo ministro Carlos Fávaro. O objetivo é produzir com qualidade e hoje o sonho está sendo concretizado. As entregas são reconhecimentos da importância da agricultura familiar para o estado de Mato Grosso. Ao final do evento, o ministro Carlos Fávaro anunciou que no mês de outubro começarão as entregas dos equipamentos da linha amarela aos municípios mato-grossenses.

Serão entregues patrolas, caminhão-caçamba, caminhão-pipa, motoniveladora, escavadeira hidráulica, retroescavadeira, rolo compactador. Tudo isso para vir fazer a infraestrutura dentro da cidade, mas principalmente na zona rural, informou o ministro da Agricultura e Pecuária. O Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso foi desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A proposta é mecanizar o processo de produção agrícola, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade dos produtos e impulsionando a atividade para a agricultura familiar, tornando-a mais competitiva no Estado. A iniciativa é desenvolvida em quatro metas: o fortalecimento das cadeias produtivas; capacitação; assistência técnica; e gestão e monitoramento.

Durante o evento ocorreu a apresentação do Programa Solo Vivo, parceria entre o Mapa, IFMT e a Fetragri, que busca a correção do solo por meio de diagnóstico, tecnologias e capacitação gratuita aos produtores de assentamentos rurais. O Programa já está estruturado em 32 assentamentos no estado. “Esse é um dos programas que considero mais importantes que nós estamos trazendo para a agricultura familiar e tenho certeza de que vai deixar um legado de colocar os pequenos produtores com a mesma tecnologia que os médios e grandes produtores do nosso estado”, evidenciou o ministro Fávaro. A agenda contou ainda com a visita ao Hospital Municipal Samuel Greve, em Mirassol D’Oeste. O hospital passará por uma reforma de reconstrução por meio de recursos parlamentares de R$ 8 milhões para atender às necessidades na área da saúde em prol da população do município e região. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.