ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Aug/2025

Fertilizantes Heringer: desempenho do 2º trimestre

A Fertilizantes Heringer registrou queda de 22,8% nas entregas de fertilizantes no segundo trimestre de 2025, na comparação com igual período do ano passado. O volume total de produtos entregues pela Heringer somou 274 mil toneladas, ante 355 mil toneladas entregues no segundo trimestre de 2024. "Tivemos elevação nas entregas para soja, queda nas entregas para milho e para café, dada a restrição de crédito e as taxas locais", afirmou o diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Fausto Pereira Goveia. O menor volume vendido no trimestre levou à queda de 6% na receita líquida no período, segundo Goveia.

A empresa encerrou o segundo trimestre com receita líquida de R$ 700,82 milhões, ante R$ 745,05 milhões de igual período do ano anterior. As entregas de fertilizantes para a cultura de soja aumentaram de 37 mil toneladas para 62 mil toneladas no período, enquanto o volume entregue para milho caiu de 74 mil toneladas para 67 mil toneladas na mesma base comparativa e o de café passou de 79 mil toneladas para 45 mil toneladas. Também houve redução na entrega de fertilizantes para cana-de-açúcar de 59 mil toneladas para 35 mil toneladas no segundo trimestre deste ano.

Juntas, as culturas representaram 76% de tudo que foi entregue pela Heringer no trimestre. No comunicado aos investidores, a empresa atribui a queda nas vendas à condição de "menor acesso ao crédito no ano atual" e à pressão nos preços do açúcar, o que deteriora a relação de troca e atrasa as compras em relação ao mesmo período de 2024, segundo a companhia. "Enquanto produtores buscam maior clareza no futuro dos preços dos fertilizantes, principalmente nitrogenados", alegou a Heringer.

No acumulado do primeiro semestre deste ano ante a primeira metade de 2024, a Heringer entregou 178 mil toneladas menos de fertilizantes, uma queda de 22,4%, com aumento apenas nas entregas de produtos para a cultura da soja. De acordo com a empresa, o principal impacto foi observado nas entregas para lavouras de cana-de-açúcar, nas quais o volume caiu quase pela metade. "O mercado de citros também pode ser considerado como um dos responsáveis, devido ao cenário adverso apresentado em 2024", observou a empresa no comunicado aos investidores.

No mix de produtos entregues no segundo trimestre deste ano, a Heringer entregou 234 mil toneladas de adubos convencionais contra 297 mil toneladas em igual período do ano passado. De fertilizantes premium, a companhia entregou 40 mil toneladas frente às 58 mil toneladas do segundo trimestre de 2024. "Mantemos premissa de foco em fertilizantes premium com maior participação de mercado. Baixo acesso ao crédito e altos preços dos fertilizantes afetaram mais os produtos convencionais", afirmou Goveia. No acumulado do semestre, a companhia entregou 536 mil toneladas de fertilizantes convencionais e 95 mil toneladas do segmento premium. Fonte: Broadcast Agro.