01/Aug/2025
A fabricante japonesa de tratores e máquinas compactas Yanmar vai construir uma nova unidade industrial em Indaiatuba (SP), com investimento de R$ 280 milhões. O projeto será executado em três etapas até 2030 e tem como objetivo ampliar a produção nacional, integrar áreas operacionais e administrativas e sustentar o crescimento da companhia no setor de máquinas agrícolas e de construção. A nova planta ocupará 140 mil metros quadrados, três vezes mais que a estrutura atual da empresa na cidade, e deve gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos até 2029. A primeira fase, com 36 mil metros quadrados de área construída, tem início de operação previsto para 2027 e contemplará a transferência das linhas de tratores, motores, geradores e estoques. Em 2029, está programada a ampliação da produção e do centro de distribuição de peças.
A fase final, prevista para 2030, inclui o deslocamento do centro de treinamento e da área administrativa. A capacidade anual de produção de tratores, que hoje é de 5 mil unidades em turno único, deverá chegar a 7 mil com a nova estrutura. O volume de tratores com maior índice de nacionalização passará de 10 para 15 por dia na primeira etapa da operação, com previsão de alcançar 20 unidades diárias até 2029. Segundo o gerente de Inovação e Marketing da Yanmar South America, Wagner Santaniello, a decisão de investir em uma nova planta está relacionada a limitações operacionais da unidade atual e à demanda crescente por equipamentos. "Hoje enfrentamos desafios de espaço, estoque e logística de peças, além de buscarmos constantemente melhorias na segurança operacional. Esta nova fábrica será fundamental para superarmos esses obstáculos e atendermos a demanda do mercado", afirmou.
A companhia pretende aumentar sua participação no mercado nacional de tratores, atualmente em 10%. "Nosso objetivo é continuar aumentando nossa participação no mercado. Hoje, temos 10% de market share no segmento de tratores e buscamos consolidar esse índice em 12% nos próximos anos. Além disso, queremos seguir avançando nos outros mercados, mantendo a liderança em miniescavadeiras e seguir crescendo nos demais segmentos em que atuamos", disse Santaniello. O projeto prevê a instalação de uma linha de montagem automatizada com controle eletrônico de torque e sistemas de inspeção integrados. Também estão previstas melhorias em logística, ergonomia e segurança, além da construção de docas com sistemas elevatórios. Parte do investimento será destinada à aquisição de novos equipamentos industriais. Fonte: Broadcast Agro.