ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jul/2025

Fertilizantes: EUA punirá país que comprar da Rússia

A senadora Tereza Cristina (PP), integrante da comitiva de senadores que está em Washington para debater as tarifas dos Estados Unidos ao Brasil, afirmou nesta quarta-feira (30/07), que os parlamentares norte-americanos ouvidos pelo grupo manifestaram preocupação com as compras de fertilizantes russos feitas pelo Brasil. Esse assunto de compra de óleo e fertilizantes da Rússia é um assunto sensível, levantado por parlamentares e pela iniciativa privada. Tantos senadores democratas e republicanos com tocaram nesse assunto. Segundo a senadora, os parlamentares norte-americanos “acham que quem compra da Rússia dá munição” para o país continuar com a guerra contra a Ucrânia.

O senador Carlos Viana (Podemos), integrante da comitiva de senadores em Washington afirmou que o grupo foi alertado por congressistas norte-americanos da aprovação de uma lei para punir quem mantiver negociações com a Rússia. A medida poderia afetar o Brasil, que faz comércio de fertilizantes com o país. Esta é uma crise pior, que pode atingir o Brasil em 90 dias. Tanto republicanos como democratas foram firmes em dizer que vão criar uma lei para aplicar sanções automáticas para todos os países que negociam com a Rússia.

E não será um decreto do presidente da República como foi o tarifaço, será uma lei norte-americana. Os dois partidos apoiarão. Para o senador, o “recado” dos congressistas possibilitará ao Brasil ter tempo de se preparar, diferentemente do que houve com as tarifas. O País precisa trabalhar com antecedência. A política externa brasileira está sendo avisada de que há algo que poderá atingir com muito mais força nos próximos 90 dias. Segundo Viana, um senador norte-americano afirmou à comitiva que o Brasil poderá ter a possibilidade de apresentar razões para conseguir manter a compra de fertilizantes sem ferir a lei norte-americana.

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT) comentou, sobre a possibilidade de os Estados Unidos aprovarem uma lei para criar sanções aos países que negociam com a Rússia, o que poderia impactar o Brasil. Segundo o senador, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva esperará o conteúdo da lei para decidir sobre eventuais medidas. A diplomacia brasileira historicamente é multilateral, que não se alinha ao campo A, B, C. Essa é a propositura, sempre visando a paz. Esse tema é para debate entre governos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.