ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2025

Portos Privados: movimentação avançou em maio

Segundo a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), a movimentação nos terminais portuários de uso privado (TUP) do Brasil alcançou 76,1 milhões de toneladas em maio de 2025. O volume representa um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado pela maior movimentação em todos os perfis de cargas transportadas. Entre os destaques estão o granel sólido, com incremento de 8,6%, somando 46,8 milhões de toneladas, seguido pela carga conteinerizada, com 8,5% (4,7 milhões de toneladas) e carga geral, 8,0% (3,2 milhões de toneladas).

Em granel líquido, a alta foi de 7% (21,4 milhões de toneladas). O crescimento da movimentação portuária foi observado em todas as regiões do País. O Centro-Oeste alcançou o maior aumento percentual: 69,3%. No entanto a região sofreu com a forte seca ao longo de 2024, o que reduziu a base comparativa. A Região Norte cresceu 12,2%, movimentando 11,2 milhões de toneladas, enquanto a Região Sul avançou 11,6% (5,7 milhões de toneladas). A Região Sudeste, que concentra o maior volume absoluto, teve alta de 7,6%, e a Região Nordeste registrou um crescimento de 4%. Em maio, a China manteve-se como principal destino internacional das cargas movimentadas pelos TUP, com 25,8 milhões de toneladas e crescimento de 10,8% em relação ao mesmo período de 2024.

Dentre os demais países, a Holanda foi destaque com um aumento de 86,7%, sendo o principal ponto de entrada das mercadorias movimentadas pelos TUP para a Europa. Por outro lado, Malásia (-17,32%) e Estados Unidos (-5,9%) sofreram reduções. A queda do primeiro ocorreu em função da queda de exportação de minérios já no caso dos Estados Unidos o recuo foi reflexo de uma pequena redução da exportação de combustíveis minerais, como o petróleo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.