24/Jul/2025
Segundo a Leggio Consultoria, especializada em óleo e gás, agro e energias renováveis, a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 100% aos produtos da Rússia, entre eles o diesel, e taxar também aos países que adquiriram esses itens vai encarecer o combustível no Brasil. Em junho, 53% do óleo diesel importado pelo Brasil foi russo. No acumulado desde janeiro, este percentual é de 61%. Além disso, 24% do diesel importado vem dos Estados Unidos, segundo maior fornecedor.
Se o Brasil adotar a política de reciprocidade, o Brasil ficaria sem os dois maiores fornecedores de diesel e seria necessário buscar outras fontes rapidamente que, naturalmente, têm preço mais elevado. A tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos nas importações de produtos brasileiros, se for aplicada sobre petróleo e derivados, terá um impacto imediato para exportadores de petróleo nacionais.
Atualmente, 12% do petróleo exportado pelo Brasil é vendido para os Estados Unidos. Considerando que a demanda global de petróleo cresce menos do que o projetado para o ano, redirecionar este volume pode ser mais difícil para os exportadores nacionais. Por outro lado, as tarifas não devem impactar a produção brasileira de petróleo, pois a fatia exportada para o mercado americano é pequena em relação ao total produzido. A expectativa atual é de que o preço do petróleo continue na faixa entre US$ 65,00 e US$ 75,00 por barril. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.