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22/Jul/2025

Portos: movimentação recorde no PR no 1º semestre

Segundo dados da empresa pública Portos do Paraná, os portos do Paraná movimentaram 34,25 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2025, aumento de 1,4% em relação a igual período de 2024 (33,78 milhões de toneladas). O volume representa o maior já registrado para o período, com destaque para os embarques de soja, farelo e óleo, além das importações de fertilizantes e do avanço nos contêineres. A soja em grão liderou as exportações, com 7,86 milhões de toneladas. O farelo somou 3,43 milhões de toneladas, equivalente a 30% da movimentação nacional do subproduto. O óleo de soja teve 528 mil toneladas embarcadas a partir do Porto de Paranaguá, o que correspondeu a 64% das exportações brasileiras no semestre. França, Países Baixos e Coreia do Sul estiveram entre os principais destinos do farelo. A Índia concentrou a maior parte das compras do óleo.

As exportações totais pelos portos paranaenses somaram 21,28 milhões de toneladas, praticamente estáveis em relação a igual período de 2024 (21,26 milhões de toneladas). A administração informou que não houve filas para atracação e que a produtividade se manteve dentro da média. Do lado das importações, houve crescimento de 3,7%, com volume de 12,98 milhões de toneladas, ante 12,52 milhões no primeiro semestre do ano passado. Os fertilizantes totalizaram 5,25 milhões de toneladas, com origem principalmente na China, na Rússia e no Canadá. O produto foi destinado a Estados do Centro-Sul, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Os terminais paranaenses representaram 27% das importações nacionais de fertilizantes no período. A movimentação de contêineres também cresceu, passando de 780.457 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 803.041 TEUs. As carnes lideraram as exportações por meio de contêineres, com 34% do volume nacional.

China, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Japão estiveram entre os principais destinos. Frango, carne bovina e suína foram os produtos mais exportados. Entre os projetos de infraestrutura em andamento, a Portos do Paraná cita a construção da moega ferroviária, conhecida como Moegão. Segundo a Portos do Paraná, a estrutura deve interligar 11 terminais por meio de galerias elevadas e ampliar a capacidade atual de recebimento ferroviário de 550 para até 900 vagões por dia. O potencial de movimentação estimado é de 24 milhões de toneladas por ano. Outro investimento destacado é o novo Píer em "T", no Corredor de Exportação Leste (Corex), que terá quatro berços com capacidade para até 8 mil toneladas por hora cada um. A estrutura deve permitir a operação de navios de maior porte e ampliar a vazão do corredor. A obra será financiada com R$ 1,2 bilhão das empresas arrendatárias e R$ 1 bilhão do governo do Paraná. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.