22/Jul/2025
Segundo dados da empresa pública Portos do Paraná, os portos do Paraná movimentaram 34,25 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2025, aumento de 1,4% em relação a igual período de 2024 (33,78 milhões de toneladas). O volume representa o maior já registrado para o período, com destaque para os embarques de soja, farelo e óleo, além das importações de fertilizantes e do avanço nos contêineres. A soja em grão liderou as exportações, com 7,86 milhões de toneladas. O farelo somou 3,43 milhões de toneladas, equivalente a 30% da movimentação nacional do subproduto. O óleo de soja teve 528 mil toneladas embarcadas a partir do Porto de Paranaguá, o que correspondeu a 64% das exportações brasileiras no semestre. França, Países Baixos e Coreia do Sul estiveram entre os principais destinos do farelo. A Índia concentrou a maior parte das compras do óleo.
As exportações totais pelos portos paranaenses somaram 21,28 milhões de toneladas, praticamente estáveis em relação a igual período de 2024 (21,26 milhões de toneladas). A administração informou que não houve filas para atracação e que a produtividade se manteve dentro da média. Do lado das importações, houve crescimento de 3,7%, com volume de 12,98 milhões de toneladas, ante 12,52 milhões no primeiro semestre do ano passado. Os fertilizantes totalizaram 5,25 milhões de toneladas, com origem principalmente na China, na Rússia e no Canadá. O produto foi destinado a Estados do Centro-Sul, como Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Goiás. Os terminais paranaenses representaram 27% das importações nacionais de fertilizantes no período. A movimentação de contêineres também cresceu, passando de 780.457 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) para 803.041 TEUs. As carnes lideraram as exportações por meio de contêineres, com 34% do volume nacional.
China, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Japão estiveram entre os principais destinos. Frango, carne bovina e suína foram os produtos mais exportados. Entre os projetos de infraestrutura em andamento, a Portos do Paraná cita a construção da moega ferroviária, conhecida como Moegão. Segundo a Portos do Paraná, a estrutura deve interligar 11 terminais por meio de galerias elevadas e ampliar a capacidade atual de recebimento ferroviário de 550 para até 900 vagões por dia. O potencial de movimentação estimado é de 24 milhões de toneladas por ano. Outro investimento destacado é o novo Píer em "T", no Corredor de Exportação Leste (Corex), que terá quatro berços com capacidade para até 8 mil toneladas por hora cada um. A estrutura deve permitir a operação de navios de maior porte e ampliar a vazão do corredor. A obra será financiada com R$ 1,2 bilhão das empresas arrendatárias e R$ 1 bilhão do governo do Paraná. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.