ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jul/2025

Eólicas Offshore: governo quer impedir os “jabutis”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a União usará todos os instrumentos à disposição para impedir que “jabutis” vetados no projeto de eólicas offshore, que impactam a conta de luz, voltem por meio de medidas provisórias (MPs) com novas regras para o setor elétrico. Ele não descarta uma judicialização. Com resistências no Parlamento, Silveira disse ter convicção de que as pessoas são bem-intencionadas e de que os textos sairão melhores no Legislativo. No entanto, acrescenta, ele espera que o novo modelo de Tarifa Social não seja alterado.

Questionado sobre a volta do horário de verão, Silveira disse que é uma possibilidade para este ano. Esse debate já se iniciou agora no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O operador está estudando se isso é uma possibilidade e uma necessidade para garantir segurança e melhor custo para o consumidor para este ano. O plano que foi estabelecido na CMSE é dentro de 30 dias. Não pode passar disso por causa do prazo de planejamento antes do período de chuva do ano. Em paralelo às MPs no Congresso, o ministro trabalha em busca de uma solução para o aumento dos cortes de geração, o chamado "curtailment".

Houve uma falta de planejamento do governo anterior, que não compatibilizou as linhas de transmissão com o volume de geração principalmente na Região Nordeste. Também houve muito incentivo para algumas fontes nos últimos anos. O consumidor não pode pagar essa conta por falta de demanda. O grupo de trabalho está sendo concluído para fazer uma proposta. Sobre o leilão de reserva de capacidade, Silveira afirmou que os estudos serão concluídos ainda este mês. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.