ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jul/2025

Fertilizantes: Unigel avalia pedir recuperação judicial

A Unigel informou que iniciou as tratativas com seus credores financeiros com o objetivo de formalizar um acordo para suspender temporariamente a exigibilidade de obrigações pecuniárias do grupo, "diante do atual cenário desafiador enfrentado globalmente pela indústria química." "A Unigel entende que a temporária suspensão de desembolsos no curto prazo é a estratégia mais adequada para, de um lado, fortalecer a estrutura de capital da companhia e, do outro, permitir o foco na manutenção da excelência em suas atividades operacionais e investimentos em portfólio, maximizando valor em benefício de todos os seus stakeholders", disse a empresa, em documento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo a Unigel, toda a cadeia produtiva, incluindo clientes, fornecedores e colaboradores, permanece sendo plenamente atendida.

"A produção segue em curso nas plantas operacionais e a governança corporativa da companhia, fortalecida pela Recuperação Extrajudicial homologada em janeiro de 2025, garante disciplina na execução do plano estratégico da Unigel." A companhia disse que permanece comprometida com a continuidade plena de suas operações e com a conclusão da nova unidade de ácido sulfúrico em Camaçari, na Bahia. A expectativa que a planta de sulfúrico inicie suas operações no início de 2026, melhorando a sua geração de caixa operacional e diversificando o portfólio de produtos da companhia. "Essa iniciativa está em linha com a estratégia da companhia voltada ao fortalecimento de sua estrutura de capital, aumentando sua resiliência e flexibilidade financeira", informou a empresa.

Ainda, a petroquímica Unigel considera pedir recuperação judicial para viabilizar uma nova capitalização. A companhia já assinou acordos de confidencialidade (NDA) com potenciais investidores, que têm até outubro para analisar seus dados financeiros e planos de retomada e crescimento, informou o Valor Econômico. Um dos grupos interessados atrelou o futuro aporte de recursos a um pedido de RJ e não encontrou resistência na empresa, segundo fontes próximas às negociações, que ainda são informais. A Unigel já conseguiu reestruturar cerca de R$ 4 bilhões em dívidas, sobretudo com detentores de bônus, em recuperação extrajudicial que foi concluída em janeiro. No processo, os credores que aderiram ao plano aportaram US$ 100 milhões em dinheiro novo na companhia e assumiram 50% de seu capital, diluindo a família Slezynger, com quase 60 anos de história, a petroquímica pertenceu 100% à família até o início deste ano. Fontes: Broadcast Agro e Valor Online.