ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jul/2025

Insumos: Agrex aposta no Arco Norte para crescer

A Agrex do Brasil vê na infraestrutura do Arco Norte um dos principais pilares para a expansão da produção agrícola no País. A empresa, controlada pela japonesa Mitsubishi Corporation, está investindo R$ 700 milhões em um plano de longo prazo que inclui a ampliação da produção própria, estrutura logística e abertura de novas revendas. A estratégia reforça o protagonismo dos estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), uma das áreas de atuação e de investimento da companhia, como nova fronteira agrícola nacional.

A evolução logística no Norte do País tem transformado a viabilidade de áreas antes consideradas marginais. A empresa aposta na integração ferroviária e na proximidade com portos como o de São Luís para reduzir custos de transporte e aumentar a margem dos produtores. No Maranhão, a diferença no preço da soja pode chegar a R$ 10,00 por saca de 60 Kg dependendo da distância até o porto. Atualmente, a Agrex cultiva grãos em cerca de 34 mil hectares no Maranhão, Piauí e Tocantins, e origina cerca de 2 milhões de toneladas de grãos por safra na região.

Parte do investimento em curso será direcionado à expansão dessa área, principalmente por meio de arrendamentos. O crescimento em regiões pouco consolidadas exige também ações para qualificação da mão de obra. A empresa também aposta no avanço tecnológico das máquinas como forma de mitigar a escassez de trabalhadores qualificados. Apesar do ambiente desafiador, marcado por juros altos, margens apertadas e exigências crescentes para novos projetos, a Agrex mantém o otimismo. Esse ciclo vai passar, e quem estiver preparado poderá aproveitar a retomada. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.