02/Jul/2025
Segundo a StoneX, o acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã reduziu as tensões no mercado internacional de fertilizantes na semana passada. Os contratos futuros de ureia CFR Brasil recuaram diante da expectativa de cotações mais baixas. No comércio internacional, o termo CFR ("Cost and Freight") significa que o vendedor assume os custos e o frete da ureia até o porto brasileiro, sem incluir seguro e desembarque. Esses valores servem como referência para o custo de importação do fertilizante no País. Apesar do alívio geopolítico, o mercado físico brasileiro ainda enfrenta cotações elevadas e relações de troca desfavoráveis entre milho e ureia.
Logo após o início do conflito, Egito e Irã paralisaram sua produção de fertilizantes nitrogenados, gerando grande preocupação no setor com a redução da oferta. Nesse contexto, os preços da ureia, do SAM e do NAM foram impulsionados pela menor disponibilidade de produtos. Portanto, os últimos dias foram marcados por cotações mais altas no mercado físico do Brasil e por relações de troca menos atrativas entre os preços do milho e da ureia. A retomada gradual da produção no Irã e no Egito gera incertezas sobre a trajetória dos preços nas próximas semanas. Existe a possibilidade de os fornecedores desses países atenderem primeiramente à demanda interna e a pedidos previamente contratados, o que pode manter a oferta limitada no mercado internacional.
Outro fator de pressão é a demanda indiana por ureia. Durante o conflito, a Índia realizou uma licitação para importação do produto, mas não conseguiu adquirir o volume pretendido devido ao rápido aumento dos preços. O país anunciou uma nova licitação, o que pode sustentar as cotações elevadas. A Índia estava realizando uma licitação para a importação de ureia enquanto o conflito entre Israel e Irã ainda estava em andamento. Entretanto, como os preços da ureia aumentaram rapidamente durante o conflito, a Índia não conseguiu adquirir o volume pretendido nesse evento. Assim, o país anunciou uma nova licitação para a importação de ureia. Esse é outro fator de alta que pode manter os investidores do segmento com uma postura cautelosa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.