ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2025

Solo: práticas agrícolas sustentáveis e preservação

De 25 a 28 de junho, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram do Simpósio Latino-Americano e Caribenho sobre Pesquisa de Carbono do Solo (LAC Soil Carbon) 2025, o quarto evento da Trilha da COP30. O encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), visa fomentar ações relativas ao carbono, à saúde do solo e à produção agrícola regenerativa para o desenvolvimento socioeconômico e a segurança alimentar em níveis regional e global. Ao longo desses três dias, o simpósio reuniu gestores públicos, pesquisadores, especialistas e profissionais do setor para trocar experiências, apresentar projetos e ideias e discutir os desafios regionais e globais na promoção de práticas agrícolas sustentáveis e na preservação da saúde do solo. Os principais resultados apresentados no evento são derivados da iniciativa ‘4 por 1000’, lançada durante a COP21, em Paris.

Desde então, houve avanços científicos robustos na contabilização do carbono no solo, e isso vai permitir, no futuro próximo, que o agro se beneficie dessas remoções por meio de mecanismos de mercado, como os créditos de carbono. Durante o evento, foi apresentada a Resilient Agriculture Implementation for Net Zero Land Degradation (RAIZ), uma agenda de ação liderada pelo Mapa com o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). O RAIZ funcionará como um acelerador de financiamento para a recuperação de áreas degradadas mundialmente, promovendo segurança alimentar, mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e combate à desertificação. A proposta será apresentada a países parceiros, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho que será levado à COP30, alinhado ao Balanço Global do Acordo de Paris, firmado na COP28.

O simpósio foi organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Centro de Pesquisa de Carbono na Agricultura Tropical (CCARBON/USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Associação Rede ILPF e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Agricultura de Baixo Carbono (INCT-ABC), e coorganizado e promovido pela Iniciativa Internacional “4 por 1000” e pelo Consórcio Internacional de Pesquisa de Carbono do Solo (IRC). A Trilha da COP 30 consiste em uma série de eventos nacionais e internacionais organizados ao longo deste ano pelo Mapa, em parceria com diversas instituições. Essas atividades têm como objetivo fomentar debates, apresentar pesquisas e levantamentos que contribuam para a formulação, durante a Conferência, de ações mais eficazes. Além disso, buscam incentivar o uso de tecnologias inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável da agropecuária em escala global. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.