26/Jun/2025
A Corteva anunciou investimento na startup brasileira Symbiomics por meio de sua plataforma de inovação Corteva Catalyst, liderando a rodada Série A da empresa de biotecnologia com sede em Florianópolis. O valor do aporte não foi divulgado. Fundada em 2021, a Symbiomics desenvolve soluções biológicas para a agricultura com base em sequenciamento genético e edição gênica de microrganismos. A plataforma da empresa mapeou milhares de microrganismos da biodiversidade brasileira para aplicação em nutrição vegetal, bioestimulantes e controle biológico. O investimento da Corteva representa um reconhecimento importante da Symbiomics como uma empresa comprometida com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o agronegócio.
A rodada Série A e a colaboração com a Corteva nos permitirão acelerar esses avanços e fortalecer nossa posição em todo o setor. A parceria prevê colaboração para a descoberta de novas soluções microbianas voltadas à saúde das lavouras e ao aumento da produtividade. As companhias devem explorar aplicações da plataforma de descoberta genômica da Symbiomics para o desenvolvimento conjunto de produtos. As soluções biológicas da Symbiomics são uma opção inteligente e sustentável para agricultores que enfrentam desafios como doenças e pragas, que afetam a saúde e a produtividade das lavouras. Esse investimento acelera ainda mais o objetivo de oferecer inovações de ponta aos agricultores e reflete o foco estratégico no desenvolvimento de biológicos de nova geração e soluções inspiradas na natureza.
Além da Corteva, participaram da rodada investidores que já apoiavam a Symbiomics, como Arar Capital, Cazanga, MOV Investimentos e The Yield Lab Latam. Em rodadas anteriores, a startup também recebeu recursos da Vesper Bio e da Ecoa Capital. De acordo com dados da CropLife Brasil, as vendas de produtos biológicos no País cresceram 15% na safra 2023/2024, alcançando R$ 5 bilhões. O Brasil é hoje o segundo maior mercado da Corteva no mundo. A Symbiomics informou que pretende utilizar os recursos da nova rodada para acelerar o desenvolvimento de tecnologias baseadas em edição gênica e firmar parcerias para viabilizar a entrada de seus produtos no mercado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.