ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jun/2025

Minerais Críticos: G7 preocupado com suprimento

Os líderes do G7 lançaram um Plano de Ação para Minerais Críticos, uma iniciativa conjunta para fortalecer as cadeias globais de suprimento desses recursos considerados estratégicos para as economias do futuro, digitais e energeticamente seguras. O documento, divulgado após reunião de cúpula no Canadá, reafirma o compromisso do grupo com práticas responsáveis e sustentáveis de mineração, em um momento em que crescem os temores sobre a dependência excessiva de poucos fornecedores globais, especialmente no setor de terras raras. Os países têm interesses compartilhados em segurança nacional e econômica, os quais dependem do acesso a cadeias de suprimento resilientes de minerais críticos regidas por princípios de mercado.

Os líderes alertam que políticas e práticas não orientadas pelo mercado no setor de minerais críticos ameaçam a capacidade do G7 de obter muitos desses recursos, o que inclui elementos de terras raras necessários para ímãs usados na produção industrial. O plano define ações em três frentes principais: construção de mercados baseados em padrões; mobilização de capital e investimentos em parcerias; e estímulo à inovação tecnológica. Entre as medidas anunciadas, os países do G7 se comprometem a desenvolver um roteiro para promover mercados padronizados para minerais críticos, com critérios mínimos sobre boas práticas ambientais, trabalhistas e de governança. Outro eixo importante é o aumento de investimentos em projetos de mineração e processamento dentro e fora dos países do G7, inclusive com apoio a nações em desenvolvimento.

Nesse contexto, o G7 se compromete a trabalhar com parceiros de mercados emergentes e países em desenvolvimento para desenvolver infraestrutura de qualidade, como corredores econômicos, além de apoiar reformas regulatórias que atraiam capital privado responsável. O grupo promete intensificar a colaboração em pesquisa e desenvolvimento, com foco em reciclagem, substituição de minerais e economia circular. Um dos marcos será a Conferência sobre Materiais e Minerais Críticos, a ser realizada em setembro, em Chicago, sob liderança dos Estados Unidos. O plano foi endossado pelos líderes de Austrália, Índia e República da Coreia, que participaram como convidados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.