05/Jun/2025
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo pretende estimular a venda de tratores, por meio de subsídio de 50% da taxa Selic nos financiamentos. A ideia é modernizar o setor agrícola, aumentar a produtividade e fomentar a indústria nacional de máquinas. O programa Pró-Trator define o teto de 8% para as transações e R$ 50 mil por produtor rural.
São elegíveis tratores novos, de fabricação nacional, com potência máxima de motor de até 125 cv. Para ampliar a oferta da linha de crédito, foi aberto um Chamamento Público para credenciar bancos cooperativos como operadores financeiros do Projeto FEAP SP - Pró-Trator e Implementos. Os bancos cooperativos interessados têm até o dia 9 de junho para enviar os documentos necessários.
Em 2024, o estado de São Paulo manteve sua posição de líder em vendas de tratores no País, com cerca de 7 mil unidades comercializadas, o que representa uma participação de 21% do total nacional, segundo balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Paraná e Rio Grande do Sul ocupam a segunda e a terceira colocação, com 4,9 mil e 4,3 mil veículos, respectivamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.