03/Jun/2025
O Grupo Jacto, de Pompeia (SP), anunciou a compra da Solo Kleinmotoren GmbH, empresa alemã especializada na fabricação de pulverizadores manuais, motorizados e a bateria, além de sopradores e equipamentos de corte. A aquisição amplia a presença industrial da companhia brasileira fora da América Latina e reforça sua estratégia de crescimento global. Com sede em Sindelfingen, na Alemanha, a Solo tem fábricas no país de origem e nos Estados Unidos, além de linha de montagem na China e centros de distribuição no Chile e na Nova Zelândia. A marca será mantida, assim como seu portfólio, desenvolvido ao longo de 77 anos.
Segundo informou o Grupo Jacto, esse movimento vai permitir que Jacto e Solo acessem mercados complementares e ofereçam produtos e serviços ainda melhores para clientes em todo o mundo. O negócio é mais um passo no processo de internacionalização da Jacto, que também tem unidades industriais na Argentina e na Tailândia. A companhia exporta atualmente para mais de cem países e atua nos segmentos agrícola, de tecnologias de aplicação de polímeros, transporte e logística, equipamentos médico-hospitalares e limpeza. A compra ocorre menos de um ano após a nomeação de Carlos Daniel Haushahn como CEO da divisão agrícola da Jacto, em agosto de 2024.
Ele substituiu Fernando Gonçalves com a missão de consolidar a nova fábrica do grupo em Pompeia (SP), inaugurada em 2023, e acelerar a expansão da linha de produtos. A unidade automatizada tem capacidade para produzir até 60 pulverizadores por dia e iniciou neste ano a fabricação de plantadeiras de grãos. A empresa também se prepara para lançar sua primeira colhedora de cana-de-açúcar, a Hover 500, que vem sendo desenvolvida há anos com usinas parceiras. Os valores envolvidos na aquisição da Solo não foram divulgados. A Jacto afirmou, na mesma nota, que a sinergia tecnológica entre as duas empresas deve acelerar o desenvolvimento de novos produtos e ampliar o alcance das operações de ambas. Fonte: Broadcast Agro.