02/Dec/2025
A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), a maior cooperativa de café conilon do Brasil, acertou a incorporação da Cooperativa Agropecuária da Bacia do Cricaré (Coopbac), referência no mercado de pimenta-do-reino. Os filiados das duas cooperativas aprovaram a união em assembleia geral extraordinária conjunta, que ocorreu no dia 28 de novembro em São Gabriel da Palha (ES), cidade-sede da Coopabriel. Fundada em 1963, a Coopabriel tem 8,2 mil cooperados e faturou R$ 2,57 bilhões em 2024. Além de atuar no cultivo de café conilon, a cooperativa deu início recentemente a um projeto de plantio de cacau na Bahia. A Coopbac, de São Mateus (ES), por sua vez, nasceu em 2005 e reúne 350 cooperados. A cooperativa é a maior no segmento de pimenta-do-reino no País e exporta para 13 países, localizados nas Américas, África e Ásia.
Com a incorporação, a Cooabriel absorve os ativos e passivos da Coopbac, que deixa de existir. Com a união, a cooperativa poderá aumentar a oferta de serviços aos associados. Um número considerável de cooperados da Cooabriel produz também pimenta-do-reino. Estrategicamente, as ações serão direcionadas para viabilizar o maior número de soluções e atender as necessidades do quadro societário. A Cooabriel pretende aumentar o volume de negociações com a especiaria. A entrada da Cooabriel no segmento deve estimular muitos produtores a investirem na atividade. A tendência é que isso traga grandes benefícios para todos da cadeia. As cooperativas planejam otimizar sua infraestrutura voltada ao cultivo da pimenta-do-reino, aproveitando convergências dos negócios. Com a incorporação, os produtores dessa área de atuação terão novas oportunidades, uma vez que a estrutura está totalmente conectada e pronta para receber a produção dos cooperados.
O processo de incorporação começou em meados de 2024. Em dezembro do ano passado, as cooperativas decidiram criar uma comissão mista para acompanhar o trabalho de auditoria externa. Seis meses depois, as diretorias das cooperativas chegaram suspender as negociações porque a auditoria não havia terminado antes da colheita do café conilon. As cooperativas optaram por aguardar o fim da colheita para retomar as negociações. Após a validação dos dados da auditoria, as cooperativas fizeram a assembleia conjunta para ratificar o processo de incorporação. O Espírito Santo é o maior produtor de pimenta-do-reino do País, respondendo por 60% da produção e 69% das exportações brasileiras. O produto é o terceiro item agropecuário mais exportado pelo Estado; Café e derivados de celulose são os dois principais. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.