30/Sep/2025
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou resultados preliminares de uma revisão administrativa que mantém tarifas antidumping sobre o mel bruto importado do Brasil. As empresas brasileiras Melbras (Melbras Importadora e Exportadora Agroindústria Ltda.) e Minamel (Melbras Importadora e Exportadora Agroindústria Ltda.) foram identificadas vendendo o produto a preços inferiores ao valor de mercado durante o período de junho de 2023 a maio de 2024, segundo documento. Como resultado, foram fixadas tarifas preliminares de 3,94% para a Melbras e 12,13% para a Minamel.
Outras empresas brasileiras não analisadas individualmente receberam uma taxa média de 8,04%, entre elas: Annamell, Apidouro, Apiários Adams, Breyer & Via, CASA APIS, Conexão Agro, Cooperativa Mista dos Apicultores D., Flora Nectar, Lambertucci, Matrunita, S&A Honey, e Wenzel’s Apicultura. A revisão foi encerrada para empresas como Apis Nativa, Apiário Diamante, Carnaúba do Brasil, Nectar Floral, Novomel, Safe Logistics, Samel Honey e STM Trading, por não haver exportações ativas no período ou por desistência do pedido de revisão. De acordo com a publicação, os interessados podem apresentar comentários ou contestações por escrito dentro de 21 dias, além de solicitar audiências públicas para discutir os resultados preliminares.
A divulgação final da revisão administrativa está prevista para ocorrer até 120 dias após a publicação oficial, prazo em que as margens poderão ser confirmadas ou alteradas com base nas argumentações apresentadas. Se confirmadas, seguirão valendo para futuras exportações de mel brasileiro aos EUA. “Empresas não analisadas neste ciclo seguirão a taxa da última revisão em que foram incluídas. Para as demais, será aplicada a taxa geral de 9,38% definida na investigação original. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.