21/Jul/2025
O Índice de Preços Ceagesp (IP-Ceagesp) encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma queda acumulada de 7,31%, sinalizando uma recuperação significativa na produção de hortifrutigranjeiros. O recuo representa uma melhora em relação a igual período de 2024, quando o índice havia registrado uma retração de 15,68%. Este indicador, que monitora a variação de preços no atacado de uma ampla gama de produtos alimentícios, reflete oscilações importantes nos preços de frutas, legumes, verduras, pescados e outros itens como alho, cebola, batata, ovo e amendoim.
O semestre destacou-se pelas quedas nos preços do setor de Frutas (-13,31%), Verduras (-3,74%) e Pescados (-3,92%). Contrapondo-se a essa tendência, os setores de Legumes e Diversos registraram aumentos de 13,22% e 12,99%, respectivamente. Em análise estendida para os últimos 12 meses, o IP-Ceagesp apresentou um decréscimo total de 6,64%, com os Pescados sendo a única categoria a mostrar alta de 0,46%. A recuperação na produção foi impulsionada por fatores climáticos favoráveis. A neutralidade dos fenômenos El Niño e La Niña proporcionou um ambiente estável para a produção de alimentos in natura, reduzindo desajustes de mercado e contribuindo para a queda dos preços.
Além disso, a redução nos custos de fertilizantes, favorecida pelo aumento da produção nacional, também contribuiu. Outros fatores, como os feriados nacionais e importações estratégicas, especialmente de cebola, auxiliaram na estabilização dos preços durante o semestre. O primeiro semestre de 2025 foi um momento de reajustes para o setor hortifrutigranjeiro, apontando para adaptações necessárias entre produtores e a cadeia de abastecimento. O andamento do segundo semestre dependerá da continuidade desses fatores e da adaptabilidade dos agentes econômicos envolvidos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.