ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jul/2025

Manga: tarifa de 50% dos EUA inviabiliza exportação

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) avalia que neste momento o maior impacto da taxação de 50% dos Estados Unidos sobre produtos importados brasileiros será sobre os embarques de manga, cuja safra começa em 1º de agosto. No caso da manga não existia tarifa, parte para 10% e agora para 50%. É inviável mandar manga para os Estados Unidos com a tarifa de 50% e não tem condição de desviar essa manga para Europa.

A previsão da safra atual era de embarque de 2,5 mil contêineres de manga para os Estados Unidos. A safra foi planejada há seis meses. Está tudo organizado em termos de embalagens e isso engloba todos os produtores. Já há reserva nos navios e os supermercados que recebem a fruta estão organizados e, agora, o clima é de insegurança. O Vale do São Francisco, que produz 90% de toda manga do Brasil, está em pane porque não sabe o que fazer.

A Abrafrutas esclareceu que não é possível redirecionar esse volume previsto aos Estados Unidos para a Europa. O preço vai desabar. Não tem logística para isso. Essa manga não pode ser colocada no Brasil, porque vai colapsar o mercado. Urge uma definição, um consenso e flexibilidade para que o não seja preciso deixar manga no pé e desemprego em massa. A entidade elogiou a iniciativa do governo brasileiro de dialogar com os setores produtivos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.