16/Jun/2025
Considerada um símbolo da culinária e da cultura de Mato Grosso, a banana da terra vai contar com uma rota própria no Estado. Integrada por 24 municípios da região oeste, a Rota da Banana vai fortalecer as cadeias produtivas locais integrando quem produz à agroindústria, a quem vende e a quem compra. Desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) com investimento de R$ 1,3 milhão e executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Lírios, o projeto “Rota da Banana: Sustentabilidade na Bananicultura em Mato Grosso” foi lançado na sexta-feira (13/06) no cinturão verde Facão, no município de Cáceres.
“Estamos ligando quem produz a quem consome, trabalhando em toda a cadeia produtiva, enfrentando as dificuldades logísticas e ajudando a superar os desafios para alavancar a produção”, explicou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacando que em apenas um hectare de produção de banana é possível alcançar uma renda bruta de aproximadamente R$ 120 mil por ano. Com o projeto, a proposta é multiplicar essa oportunidade e aumentar as chances de ganho com a capacitação técnica e trabalho conjunto dos produtores.
A Rota da Banana demonstra a sensibilidade e o compromisso do governo federal com a produção de alimentos saudáveis e desenvolvimento da agricultura familiar de forma efetiva, beneficiando de quem colhe até quem come. Com potencial para beneficiar mais de 600 mil pessoas, a Rota da Banana inclui os municípios de Campos de Júlio, Comodoro, Nova Lacerda, Conquista do Oeste, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Vale do São Domingos, Jauru, Figueirópolis do Oeste, Indiavaí, Araputanga, Reserva do Cabaçal, Porto Esperidião, Glória do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’Oeste, Curvelândia, Lambari do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande.
Cerca de 500 produtores, estudantes e técnicos agropecuários se inscreveram para o Dia de Campo da Rota da Banana, realizado durante o evento. Após a cerimônia, foi realizada uma visita guiada às cinco estações técnicas da produção da banana, abordando temas como mecanização, irrigação, técnicas de cultivo e cuidados fitossanitários. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.