ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mar/2025

FLV: pesquisa sobre comportamento do consumidor

De acordo com a pesquisa "Comportamento do Consumidor de FFLV (flores, frutas, legumes e verduras): Barreiras e Oportunidades", elaborada pelo Ilumeo e a Fruto Agrointeligência 2025, os consumidores de frutas, legumes e verduras (FLV) preferem adquirir esses produtos predominantemente em lojas físicas ou feiras livres. Além disso, entre as lojas físicas, os supermercados predominam na preferência de compra. O questionário foi aplicado entre 5 e 13 de fevereiro de 2025 e ouviu 1.324 consumidores de frutas, legumes, verduras e flores (quem disse não consumir nenhum desses produtos não foi considerado).

Outros pontos interessantes observados na pesquisa é que, do total de entrevistados, 29% disseram preferir consumir produtos orgânicos "sempre que possível" e 15% "apenas orgânicos", somando 44% da amostra. Além disso, 33% disseram "não ter preferência" e 12% "nunca consideraram essa diferença" ao escolher FLV. Do total amostrado, 11% disseram consumir "apenas FLV convencionais". Em relação a frutas, legumes e verduras nacionais ou importados, 49% preferem produtos nacionais; 32% disseram não ter preferência; 17% nunca consideraram essa diferença e 2% só consomem importados.

Quanto ao principal local de compra citado acima, 82% disseram preferir supermercados, e 63%, feiras livres. O percentual é acima de 100% neste caso porque havia a possibilidade de os consulentes escolherem várias opções. Além disso, 46% citaram sacolões e 39%, supermercados atacadistas. As compras diretamente do produtor foram citadas por apenas 13% dos entrevistados. Um dado que chama a atenção é a venda online, que apresentou apenas 7% de penetração.

Ainda sobre compras online em comparação com as presenciais, 64% dos pesquisados disseram preferir fazer compras presencialmente de frutas, legumes e verduras, sendo que 57% disseram valorizar a aparência; 56%, o preço, e 52% o sabor. Outros 39% citaram como aspecto importante uma alimentação saudável. Por fim, o principal fator que impede os consumidores entrevistados de adquirir FLV é o preço, que foi citado por 55% na pesquisa. Além disso, 36% citaram a dificuldade de achar qualidade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.