ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Mar/2025

HF: Geração Z e mudanças nos hábitos de consumo

A Geração Z, que é a parcela da população nascida entre 1997 e 2012, já representa mais do que um terço da população mundial, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o Sebrae estima que esses indivíduos representam 22% da população. No que se refere a consumo de alimentos, pessoas da Geração Z são caracterizadas por terem foco em sustentabilidade, saudabilidade, conveniência, inovação e equilíbrio entre custo e qualidade.

O setor de hortifrútis deve ficar atento a esse grupo da população e possivelmente adaptar o processo de produção, visando ofertar alimentos que sejam atrativos a esses indivíduos. Segundo o mais recente relatório da consultoria global Kantar, o “Appetite for Growth 2024” (ou “Apetite pelo crescimento 2024”), os nascidos entre 1997 e 2012 fazem parte de uma geração com padrões de consumo muito diferentes das anteriores, como os millennials e baby boomers, e são mais conscientes ambientalmente.

De acordo com a Kantar, a Geração Z não busca apenas um produto, mas a experiência que pode ser proporcionada por ele, o que é um desafio quando se pensa na forma de conquistar esse grupo e incentivar o consumo dos HFs. Em geral, trata-se de uma geração que não tem pressa, mas também não quer perder tempo; procura ler o rótulo dos alimentos e é mais propensa a escolher um produto diferenciado frente a pessoas de gerações anteriores. A Geração Z procura saber como o alimento é feito, qual sua procedência e se são “amigos” do planeta. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.