13/Mar/2025
Distribuidores de avocado nos Estados Unidos veem os produtores da Califórnia como uma solução imediata para evitar aumentos de preço decorrentes de tarifas sobre produtos do México, mas a oferta extra não vai durar muito tempo, segundo a distribuidora Calavo. A empresa obtém a maior parte de seus avocados do México, e a Califórnia e o Peru contribuem com a oferta durante o verão do Hemisfério Norte. O governo norte-americano deve implementar em 2 de abril uma tarifa de 25% sobre os avocados do México, e a empresa espera garantir uma parcela maior de sua oferta dentro dos Estados Unidos. Se o preço subir, os agricultores da Califórnia começarão a colher. Entre março e setembro, a Calavo normalmente obtém cerca de um quarto de seus avocados da Califórnia. Essa participação pode aumentar para até metade quando as tarifas entrarem em vigor.
Produtores da Califórnia podem enxergar as tarifas como uma oportunidade lucrativa para vender rapidamente seu estoque. Em vez de deixar a oferta disponível ao longo de toda a temporada, como fazem normalmente, eles provavelmente vão colher e vender o mais rápido possível. A Mission Produce, outro grande distribuidor de avocados nos Estados Unidos, planeja aumentar sua oferta de avocados da Califórnia e do Peru. Ainda assim, a Califórnia não produz tanto quanto o México, que fornece mais de 80% dos avocados consumidos nos Estados Unidos, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A oferta do Estado pode se esgotar rapidamente, com a maior demanda da Calavo e de outros distribuidores. A colheita no México ocorre quase o ano todo, o que torna o país um fornecedor essencial para os distribuidores de avocado.
Quando a oferta doméstica se esgotar, os distribuidores voltarão a depender dos produtores mexicanos. Consumidores nos Estados Unidos poderão enfrentar aumentos mais acentuados nos preços de avocado já no outono ou até antes, caso os produtores da Califórnia vendam suas colheitas rapidamente. A demanda dos consumidores nos Estados Unidos vai determinar se os preços continuarão elevados, mas as tarifas podem acabar exercendo uma pressão maior sobre os produtos do México. Eles podem optar por absorver parte dos custos extras para manter os preços baixos para os distribuidores que atendem o mercado norte-americano, o maior consumidor de avocados do mundo. Eles precisam dos Estados Unidos para escoar sua safra. Se os preços ficarem muito altos para o consumidor, ele reduzirá suas compras, e o produtor terá de cobrar menos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.