30/Jul/2024
As vendas de chocolate da Espírito Cacau, de Linhares (ES), caíram 18% no primeiro semestre. Só na Páscoa, foi 30% menos. O desempenho é atribuído à alta histórica dos preços do cacau, devido a problemas climáticos na Costa do Marfim, maior produtor global. Para o consumidor, o preço ficou 23% mais alto. Maior concentração de poder aquisitivo desde a pandemia também contribuiu. Para sustentar um crescimento esperado de 44% no ano, a Espírito Cacau aposta nas exportações.
Em agosto, e empresa começa a embarcar seus produtos para Jordânia e Líbia. Hoje, a exportação vai principalmente para os Estados Unidos e os Emirados Árabes. Com isso, deve reduzir a participação do mercado interno nas vendas totais, hoje de 55% para 45%. A empresa quer ganhar mais espaço em 2025 em países da América Latina e Europa. No Brasil, pretende estar em mais lojas do Centro-Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.