ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jun/2024

Suco de Laranja: preços devem se manter elevados

O Rabobank acredita que o mercado de suco de laranja deve permanecer em elevados níveis de preço no segundo semestre do ano, refletindo a situação de baixa disponibilidade e custos elevados da fruta no campo. O mercado entende que não haverá um alívio no curto nem no médio prazo do lado da oferta, e o possível ajuste terá de vir de menor demanda. Além disso, os estoques de passagem em 30 de junho no Brasil devem permanecer no menor nível histórico, contribuindo para a sustentação de preços elevados no terceiro trimestre.

Em relação ao consumo global, dados do varejo nos Estados Unidos mostram uma queda de 13% nas vendas em volume durante os cinco primeiros meses do ano e de 5% em valor do suco concentrado. Porém, o suco de laranja pronto para o consumo (NFC) continua com melhor desempenho e cai apenas 0,4% em volume comparado com a queda de 31% para o suco reconstituído. Espera-se novas quedas no consumo durante o segundo semestre de 2024, com novos repasses de alta de preço, o que também deve se refletir nas marcas próprias dos supermercados na Europa.

A fragilidade da demanda nos próximos meses, com novas altas de preço nos mercados consumidores, deve ser monitorada e poderá dar sinais sobre os preços no restante de 2024. Quanto aos produtores de laranja, os preços dos contratos continuam atingindo máximas históricas, com valores superiores a R$ 70,00 por caixa de 40,8 Kg. Os preços da fruta devem se manter em níveis recordes ao longo da safra 2024/2025 por causa da baixa disponibilidade e da demanda constante da indústria. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.