ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jun/2024

HF: Grano Alimentos faz captação via CRA Social

A Grano Alimentos anunciou a captação de R$ 70 milhões por meio de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) rotulado como Social. A captação, a primeira emissão no mercado de capitais realizada pela empresa de vegetais congelados de Serafina Corrêa (RS), foi coordenada pelo Itaú BBA. O prazo para aplicação do montante é de até dois anos e meio, e para pagamento é de cinco anos. O processo para o CRA foi acelerado pela resolução 5.118 do Conselho Monetário Nacional (CMN), do início de março, que restringiu às empresas ligadas ao agro o lançamento de CRAs. O valor vem para reforçar o compromisso da companhia com agricultores familiares, que representam 92% dos parceiros da Grano e estão distribuídos em mais de 30 municípios do Rio Grande do Sul.

Um valor equivalente será destinado ao fomento da agricultura familiar ou de produtores que tenham sido atingidos pelos eventos climáticos extremos no Estado. A estimativa é de que mais de 80% dessa cadeia tenha sido afetada de alguma forma pela tragédia. Apesar de o mapeamento ainda estar em andamento, a projeção é de que alguns agricultores tenham tido perdas de 20% a 30% em produtividade. Os produtores pequenos foram menos afetados, também por orientação de atrasar o plantio por influência do El Niño. A empresa oferece assistência técnica para esses produtores. Na questão financeira, a perda não foi grande. A empresa postergou pagamentos e deve aumentar a área plantada de 1ª para 2ª safra em 15%. O carro-chefe da Grano Alimentos é o brócolis congelado, produto que representa 50% das vendas.

A expectativa é de que, com o montante, a empresa consiga aumentar o faturamento anual de R$ 250 milhões, valor de 2023, para R$ 350 milhões em 2024, devido aos R$ 70 milhões sendo aplicados no campo. Além da fábrica em Serafina Corrêa, a Grano também tem um centro de distribuição terceirizado em Farroupilha (RS) e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). A empresa, que também é líder de mercado com market share de 42%, ainda estima começar a exportar para os Estados Unidos a partir de 2025. Hoje, as exportações são para países da América do Sul. Apesar da importância em vender para fora, ainda é um objetivo aumentar o consumo de vegetais congelados no País. Tudo começa no campo, então, se aumentar o volume de vendas, será preciso aumentar o volume de plantio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.