ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jun/2024

Citros: excesso de chuvas prejudica produção no RS

As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no mês passado causaram grandes danos aos pomares de laranja e mexerica do Estado, muito dos quais ainda estão em fase de colheita. De acordo com a Emater-RS, em virtude da alta umidade no solo, a produção tem apresentado carga e frutos pequenos, com rachaduras na casca, aumentando as perdas, inclusive com redução da produtividade. Além disso, muitos frutos foram afetados por doenças, que causaram estragos. Também há incidência de ataques de mosca-das-frutas nos pomares de citros na região de Santa Rosa, onde estão em fase final de maturação, em plena colheita e comercialização, as mexericas okitsu, ponkan, satsuma e comum, bem como as laranjas bahia, do céu e sanguínea.

As plantas novas sofrem ataques de pulgão nas brotações e de larva-minadora nas folhas. O preço para indústria está em R$ 6,00 por Kg. Na região de Frederico Westphalen, por causa das chuvas excessivas e dos dias nublados e de alta umidade, está ocorrendo queda de laranja e mexerica. Estima-se redução de produtividade entre 30% e 35%. Atualmente, os pomares encontram-se no estágio final de desenvolvimento e início de maturação dos frutos das variedades de ciclo médio e tardio. As variedades de ciclo precoce, como bahia, de suco Iapar 73 e salustiana, estão em fase colheita e comercialização. Há perspectiva de aumento no valor pago ao produtor, se a qualidade industrial melhorar.

Na região de Caxias do Sul, continuam os levantamentos e mapeamento das áreas atingidas e de perdas nos municípios produtores. Diversos acionamentos de Proagro estão sendo verificados. Os agricultores não estão conseguindo acessar suas propriedades para realizar os tratamentos fitossanitários, quer seja pelo encharcamento do solo ou por deslizamentos de terra, que estão bloqueando as estradas. Quanto à produção de laranja, há baixa carga de frutos em virtude de problemas nas fases de floração e fixação. As variedades mais precoces, como laranja do céu, estão em maturação e colheita. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.