ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mar/2024

Frutas: Grupo Zeppone pretende ampliar mercado

O Grupo Zeppone (PR), de frutas congeladas, buscará neste ano aumentar a presença na Região Sudeste do Brasil, hoje tímida, e ampliar exportações de polpa e sorbet de açaí, além de creme de frutas. A ideia é reforçar o time de vendas e, com isso, contribuir para ampliar de R$ 420 milhões, em 2023, para R$ 550 milhões o faturamento total no ano. Só a Região Sudeste deve representar 70% do aumento dos ganhos. Para atender à demanda interna e externa, investimentos de no mínimo R$ 50 milhões serão feitos até 2025 na ampliação e no ajuste de duas fábricas: uma em Japurá (PR), sede da companhia, e outra em Benevides (PA), voltada ao processamento de açaí.

Hoje, os mercados principais são as Regiões Sul e Centro-Oeste, onde são comercializadas as marcas Polpanorte, Origem Açaí e Frutuá. Com exportação, a meta é avançar de 3% para 8% no faturamento total do Grupo Zeppone. O foco são os Estados Unidos, para onde a empresa já exporta, mas busca ampliar espaço para o sorbet de açaí e cremes de frutas, como de cupuaçu e manga. Desde o fim do ano passado, a empresa passou a contar com Espanha, Austrália, Arábia Saudita, Israel e Inglaterra como clientes.

Como a ideia é vender produtos acabados, e não a "commodity" polpa de fruta, as fábricas passarão por adaptações. No Paraná, a empresa está investindo em equipamentos para o envasamento de sorbet, polpas e creme de frutas, com obras que serão concluídas ainda este ano. No Pará, será instalado maquinário para produção diferenciada, como a de artigos kosher e Halal, voltada para o mercado externo. O Grupo Zeppone esteve recentemente na Gulfood, nos Emirados Árabes, e percebeu interesse crescente pelo açaí. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.