06/Mar/2024
Durante visita a 24ª Expodireto Cotrijal, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, se reuniu com representantes da Câmara Setorial nacional e estadual e do Sindicato da cadeia produtiva da erva-mate do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A reunião tratou da alteração na legislação da Resolução 12/11 do Mercosul, que dispõe sobre o Regulamento Técnico Mercosul sobre Limites Máximos de Contaminantes Inorgânicos em Alimentos. O setor ervateiro é importantíssimo para a economia da Região Sul, por isso que esse contato direto é muito produtivo. A ideia é fortalecer o mercado da erva-mate para que se torne mais competitivo e dar mais oportunidade aos produtores.
O pedido do setor é que aconteça alteração nos níveis de análise do teor de cádmio e chumbo presentes na planta. A equipe técnica da Pasta está em Rosário, na Argentina, para a reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), onde ministros da Agricultura dos países parceiros estão reunidos para discutir temas estratégicos para a agricultura. O pleito do setor produtivo brasileiro foi repassado ao representante do Mapa na reunião para que já seja debatido. O Regulamento Técnico Mercosul 12/11 foi assinado pelos órgãos competentes do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai para comércio e importações entre eles. A Câmara Setorial da Erva-Mate explicou que desde 2011, Brasil, Uruguai e Paraguai estão discutindo no Mercosul a adequação dos níveis de cádmio e chumbo para os níveis naturais da planta.
Agora, houve uma sinalização da Argentina para fazer um acordo durante uma feira que ocorrerá em Buenos Aires. Desde então, estudos realizados e entregues ao Mapa, a Anvisa e ao Itamaraty mostram que índices acima da Norma do Mercosul, são naturais da planta e dependem exclusivamente do tipo de solo e, portanto, da disponibilidade. Também conhecida como Ouro Verde, a erva-mate é o principal produto não madeireiro do agronegócio florestal na Região Sul do Brasil. A planta é bastante consumida na forma de chimarrão e chá, principalmente por suas propriedades, como teor de cafeína, teobromina e saponina. O Brasil é o maior produtor com cultivo da erva-mate na América do Sul. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a planta é explorada em cerca de 486 municípios dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, englobando perto de 180 mil propriedades rurais. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.