ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Feb/2024

Cacau: déficit de oferta na temporada 2023/2024

Segundo o Commerzbank, os chocolates podem ficar mais caros porque o mercado de cacau deve registrar déficit de oferta na temporada 2023/2024. Será a terceira queda anual consecutiva. Com isso, os preços da commodity seguem subindo, com avanço de mais de 80% desde o início de 2023. Parece ser apenas uma questão de tempo para que o preço do cacau na Bolsa de Nova York se aproxime da máxima histórica de US$ 5.379,00 por tonelada, estabelecida em 1977.

Há preocupações de que o clima seco, impulsionado pelo harmatã (vento seco e com poeira originário do deserto do Saara), possa afetar a safra intermediária na África Ocidental, que começa em abril. A colheita já está significativamente atrás do nível do ano anterior. Segundo estimativas de exportadores, os volumes nos portos da Costa do Marfim, maior produtor de cacau, foram 35% menores no período do início da colheita, em outubro, até o fim de janeiro, em comparação com o igual período do ano passado.

A Organização Internacional do Cacau (ICCO) vai publicar sua primeira previsão oficial no fim de fevereiro. Os dados sobre o processamento de cacau no quarto trimestre, publicados em janeiro, não seguraram o aumento de preços, embora tenham sido relatadas quedas ano a ano para Europa, América do Norte e Ásia. No entanto, isso foi visto como um sinal de oferta mais restrita e não como um sinal de demanda mais fraca. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.