22/Nov/2023
A fabricante de sucos Natural One está investindo R$ 150 milhões em uma nova linha de produção. Será a terceira em sua fábrica, em Jarinu, no interior de São Paulo. A previsão inicial era colocar a linha em operação em janeiro de 2026, mas o prazo precisou ser revisto por causa de dificuldades do fornecedor, na Alemanha. A empresa está em renegociação com o fornecedor, por consequência, ainda, de uma instabilidade na cadeia global de suprimentos, nos prazos de entrega de componentes. Das três linhas que a fábrica terá, duas serão “flex”, capazes de envasar vários tipos de bebida. Outra, apenas sucos de frutas. O investimento na ampliação da capacidade de produção tem apoio da Investe SP, agência de fomento do governo de São Paulo, e está em linha com a estratégia de crescimento da Natural One. Dará uma liberdade de crescimento de cinco a seis anos.
No primeiro trimestre de 2023, a receita operacional líquida da empresa foi de R$ 167 milhões, e a expectativa para o ano é faturar R$ 820 milhões, 31% a mais que em 2022, quando contabilizou R$ 610 milhões. O desempenho é atribuído, em parte, ao aumento da distribuição. Os produtos da Natural One estão em 93 mil pontos de venda e devem chegar a 100 mil até o fim deste ano. O maior crescimento da empresa neste ano deve ser registrado nas Regiões Norte e Nordeste, de 40% em relação a 2022. A empresa aumentou a distribuição nessas regiões, em parceria com distribuidores locais nas capitais e no interior. Com isso, os prazos médios de entrega caíram de 15 a 20 dias para uma semana. Na Região Sudeste, a companhia espera aumentar a receita em 25% neste ano. Nas Regiões Sul e no Centro-Oeste, a previsão é faturar 30% a mais que no ano passado.
Outro fator que tem contribuído para o avanço das receitas é o ganho de participação dos sucos integrais no mercado em relação a outras categorias, como os néctares. A Natural One tem um portfólio de 14 sabores. O de laranja é o principal e representa 50% da receita. A outra metade é distribuída entre opções, como caju, maracujá e limão siciliano, e blends de frutas, como uva e maçã, e vegetais, como beterraba. O mercado de sucos no Brasil cresce a uma taxa média de 2% a 3% ao ano. A categoria de sucos 100% está ganhando participação, e essa migração vai continuar acontecendo. Hoje, o integral já representa 20% do mercado e pode ficar entre 40% e 60% em até cinco anos. Em 2023, a companhia expandiu o catálogo também para bebidas lácteas de base vegetal, de olho no público que, por questões de saúde ou por opção, decidiu substituir o leite de origem animal. A aveia é o ingrediente básico do produto, que tem quatro sabores. Está nos planos entrar em outras categorias, como chá e água saborizada.
Mas, primeiro, a ideia é consolidar o leite vegetal para, depois, ir lançando outras com o tempo. Em média, 2% da receita líquida da empresa são investidos em pesquisa e desenvolvimento. Responsável hoje por menos de 10% do faturamento anual da Natura One, o mercado externo é visto com otimismo. Deve representar a maior parte das vendas em um horizonte de três a cinco anos. O plano da empresa está desenhado para isso. A ambição é ser uma marca brasileira de sucesso internacional em uma categoria em que a empresa tem todas as condições de competir bem. A empresa fornece suco pronto para consumo a 13 países, em parceria com distribuidores locais ou venda direta ao varejo. A Natural One foi fundada em 2014. Em 2017, o fundo Gávea comprou 49,9% das ações. Fonte: Globo Rural. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.