ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Aug/2023

Flores: Veiling Holambra prevê elevar receita em 2023

A Veiling Holambra, uma das maiores cooperativas de flores e plantas do País, prevê fechar o ano com crescimento de 8% na receita e vendas até 4% acima do total de 339 milhões de unidades de 2022. A cooperativa não informa o faturamento no ano passado, mas durante a pandemia de Covid-19 superou R$ 1 bilhão. Com mais pessoas em casa, o consumo de flores disparou, e com ele o interesse dos supermercados. O hábito não mudou após o controle da pandemia.

As redes entenderam a importância de ter o produto. Isso já era forte na Europa e nos Estados Unidos e, no Brasil, vem crescendo, o que faz com que o consumidor tenha acesso mais fácil. Outros fatores de impulso são a reinvenção das floriculturas, agregando cafeterias, e a realização de festas adiadas na pandemia. A Veiling tem 93% dos 450 cooperados no entorno de Holambra (SP) e mais de 1 mil clientes no País. A cooperativa está investindo até R$ 30 milhões na sede em Holambra (SP) e no Centro de Distribuição em Uberlândia (MG). A ideia é que o prazo de abastecimento da região, que chegava a 15 dias, feche o ano em cinco vezes por semana.

A cooperativa estuda novo CD para 2024 ou 2025. A Veiling prevê retomar vendas externas em dois anos. Estados Unidos e Europa são mercados promissores, mas há procura de Argentina e Chile. Do lado dos insumos, a maior parte das mudas é importada da Holanda, Ásia e Chile. Nos testes no Brasil, de sete a oito anos, se consolida uma ou duas variedades a cada 10. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.