ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2023

Laranja: Flórida está tentando recuperar produção

Os produtores de laranja da Flórida, nos Estados Unidos, tentam se recuperar das sucessivas quedas na produção dos últimos anos, prejudicada por geadas, doenças e furacões. A produção do Estado caiu para 41 milhões de caixas de 40,8 Kg em 2021/2022, ante 244 milhões de caixas de 40,8 Kg em 1997/1998, uma queda de 83%, quase seis vezes menor, segundo artigo do Federal Reserve Bank (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta publicado no fim de maio.

Já o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê que a produção da Flórida em 2022/2023 ficará em cerca de 15,8 milhões de caixas de 40,8 Kg, menor do que na temporada anterior. Nos últimos anos, os produtores precisaram lidar com geadas e furacões, como o Ian, em setembro do ano passado. Além disso, doenças como a greening, transmitida pelo inseto psilídeo, estão na mira de pesquisadores e agricultores que buscam terapias e variedades resistentes ao problema. Apesar das dificuldades na Flórida, o suco de laranja concentrado e congelado está sendo negociado perto de máximas históricas este ano, o que leva a preços mais altos para os consumidores.

O suco é abastecido pelo Brasil e por agricultores da Califórnia, que aumentaram a produção de laranjas. Os pesquisadores do Fed afirmaram que veem esperança para o produto da Flórida, apesar das más condições recentes. As pesquisas para combater o greening têm se mostrado promissoras e, nas últimas duas décadas, têm se concentrado em três formas de combater a doença: parar o inseto psilídeo, tratar as árvores infectadas e cultivar árvores resistentes ao greening. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.