30/Mai/2023
Três variedades de citros, que começaram a ser desenvolvidas em 1988, na antiga Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), serão lançadas nesta terça-feira (30/05), durante a 48ª Expocitros e a 44ª Semana da Citricultura, que vai até o dia 2 de junho, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP). As variedades são: de Laranja-Doce BRS IAC EECB Alvorada, Laranja-de-Umbigo Navelina XR e Limão (lima-ácida) Tahiti BRS EECB IAC Ponta Firme, conforme informações da Fundação Coopercitrus Credicitrus, responsável pela pesquisa em conjunto com Embrapa Mandioca e Fruticultura e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira/Instituto Agronômico (CCSM/IAC).
Segundo a Embrapa, a pesquisa começou em 1988, com o desenvolvimento da variedade de Limão Ponta Firme, que foi introduzida na Embrapa Mandioca e Fruticultura, da mesma forma que a Navelina XR, importada da França. Já a Alvorada é uma seleção totalmente desenvolvida na EECB, a partir de variedades de laranja provenientes do CCSM/IAC. Depois de anos dedicados aos melhoramentos, foram apresentadas variedades de muita qualidade e produtividade, ressaltando a resistência ao amarelinho (clorose variegada dos citros) da Navelina XR, a primeira variedade resistente a essa doença do mundo.
A Fundação Coopercitrus Credicitrus reforçou o papel da instituição no apoio à pesquisa e desenvolvimento da citricultura. Essa é uma das culturas mais importantes do País e passa por inúmeros desafios. A parceria com a Embrapa e o CCSM/IAC é fundamental para o desenvolvimento do setor e dos cooperados. A Expocitros deve receber cerca de 7 mil participantes ao longo da semana e terá cerca de 30 palestras com informações compartilhadas, networking com especialistas, profissionais e empresas do setor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.