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24/Nov/2022

Suco de Laranja: Reino Unido isenta tarifas do Brasil

O governo britânico suspendeu as tarifas de importação para os sucos concentrado e não concentrado do Brasil. Medida nesse sentido foi anunciada na semana passada e vai valer a partir 1º de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024. A informação foi recebida pela CitrusBR por meio da Associação Britânica de Bebidas (BSDA) e confirmada pela embaixada brasileira em Londres. Segundo cálculos da CitrusBR ao se considerar a média das três últimas safras a economia no período será de pelo menos US$ 5 milhões.

A CitrusBR já esperava por uma janela para a revisão de uma série de tarifas por causa da saída do Reino Unido da União Europeia e que existia uma chance real de conseguir a isenção porque não há produção de suco de laranja local e não fazia sentido prejudicar o consumidor com uma sobretaxa que apenas encarece o produto. O trabalho para a suspensão foi 100% desenhado pela equipe da CitrusBR. Além de dados econômicos, informações sobre a sustentabilidade do setor foram fornecidas para a construção do processo.

A conformidade socioambiental era um dos critérios. Área de preservação relacionadas a pomares da laranja, manejo de polinizadores, entre outros temas foram levados como argumentos. A sustentabilidade era um dos critérios e nesse quesito o setor de suco de laranja possui muita informação positiva. Em vez de fazer um pedido formal via governo brasileiro, a estratégia foi acionar os representantes da Associação Britânica de Bebidas que representam os clientes e que têm interesse direto na maior competitividade do produto. Ainda assim, houve forte apoio da embaixada do Brasil em Londres.

O mercado britânico é o terceiro mais importante da Europa atrás de Alemanha e França, e quarto mais importante quando comparado aos Estados Unidos. O cenário só não é melhor por causa da restrição de oferta. Neste momento, a oferta de suco está muito apertada e a expectativa é de que essa medida, que pode ser renovada, colha bons frutos ao longo dos próximos anos, aumentando ainda mais a competitividade do suco de laranja brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.