ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Abr/2022

Suco de Laranja: estoques globais têm forte queda

Segundo o Rabobank, o mercado global de suco de laranja está com os menores estoques em cinco anos, refletindo a queda da produção no Brasil e na Flórida. A CitrusBR informou que os estoques globais de suco de laranja do Brasil devem somar 126 mil toneladas ao fim de junho de 2022, em comparação a uma média de 298 mil toneladas nos últimos cinco anos. Em tempos normais, isso resultaria em alta constante dos preços.

No entanto, há obstáculos à demanda no longo prazo, e uma recuperação moderada da produção brasileira de suco parece possível em 2022/2023, o que poderia limitar a alta dos preços neste ano. O setor de suco de laranja no Brasil enfrentou muitas dificuldades nas últimas duas temporadas, como baixo rendimento e problemas de qualidade, que foram intensificados pelo clima seco em 2020 e 2021. Além disso, problemas com o greening continuam afetando pomares e aumentando a taxa de queda dos frutos no estado de São Paulo.

A Flórida (EUA) também deve ter uma safra reduzida na atual temporada 2021/2022. A estimativa mais recente do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) é de uma produção de 41,2 milhões de caixas de 40,8 Kg neste estado, em comparação a 52,8 milhões de caixas de 49,8 Kg em 2020/2021 e 67,4 milhões de caixas de 40,8 Kg em 2019/2020. Com a menor produção no Brasil, a oferta global de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ) diminuiu para cerca de 1,5 milhão de toneladas tanto em 2020/2021 quanto em 2021/2022, se aproximando dos menores níveis dos últimos dez anos.

No curto prazo, há perspectiva de algum alívio, com analistas esperando uma safra brasileira maior em 2022/2023, em comparação ao volume de 264 milhões de caixas de 40,8 Kg da temporada 2021/2022. No entanto, se a seca e as altas temperaturas forem parecidas com as das últimas duas temporadas, isso pode não se concretizar. Quanto à demanda, a previsão é de obstáculos no longo prazo.

O aumento das vendas no varejo durante a pandemia de Covid-19 deve ser visto como algo temporário, e não como uma reversão da tendência de menor consumo em mercados desenvolvidos. Fatores como o envelhecimento da população, famílias menores e concorrência de outras bebidas, entre outros, continuam limitando o aumento do consumo de suco de laranja. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.