ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Fev/2022

Laranja: campanha visará combater o Greening

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) lançou a campanha "Greening é coisa séria", a fim de conscientizar sobre a necessidade de ações urgentes contra o avanço da doença no cinturão citrícola de São Paulo e de Minas Gerais, a maior região produtora de laranja do mundo. Um levantamento realizado no ano passado mostrou que o greening atingiu seu maior índice médio, de 22,37% nos pomares, especialmente nas regiões de Limeira - SP (com incidência crítica de 61,75% das plantas); Brotas – SP (50,40%); Porto Ferreira – SP (37,84%); Avaré – SP (29,41%) e Duartina – SP (26,15%). Em Brotas, seis em cada dez laranjeiras adultas estão doentes e, em Limeira, sete em cada dez, além da alta percentagem de plantas jovens contaminadas (27,9% e 32%). Tais números de Limeira são semelhantes aos da Flórida, principal região citrícola dos Estados Unidos e que tem sido seriamente prejudicada pela doença e deve colher, este ano, sua menor safra de laranja.

A campanha visa conscientizar sobre o perigo da doença nos pomares e estimular a união de todos os elos da cadeia citrícola para ações conjuntas, urgentes e rigorosas, visando baixar a incidência de greening. Há conhecimento e tecnologia para reverter tal cenário, se o trabalho for feito com extremo rigor por todos. Exemplo disso é a região de Matão (no centro do estado de São Paulo), onde a doença já afetou mais de 21% das plantas (2017) e está em queda, afetando menos de 10% hoje. A campanha tem como peça principal um filme no qual Rolando Boldrin, artista que, dentre outras características, tem uma relação muito forte com a cultura caipira do interior de São Paulo e com o homem do campo, dá um recado, numa interpretação comovente, sobre a seriedade da situação e importância de agir de maneira imediata com o conhecimento disponível hoje, desenvolvido pelo Fundecitrus e instituições parceiras. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.