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13/Ago/2021

HF: Americanas adquire empresa Natural da Terra

A Americanas está fincando os dois pés no setor de alimentos frescos. A empresa comprou a rede de hortifrúti Natural da Terra por R$ 2,1 bilhões. O negócio envolve 100% das ações da companhia, que tem 73 lojas em quatro Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo). Segundo o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o negócio tem forte participação online, com as vendas pela internet representando 16% do total. A Natural da Terra faturou R$ 2 bilhões nos 12 meses encerrados em 30 de junho de 2021. A aquisição é um movimento estratégico da Americanas para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. A conclusão da operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e eventuais autorizações societárias.

A compra da Natural da Terra é um movimento ousado tanto do ponto de vista do tamanho (mais de R$ 2 bilhões), quanto de extensão do portfólio para os alimentos frescos, lembrando o movimento da Amazon, que nos Estados Unidos comprou a rede de apelo saudável Whole Foods. É um negócio muito importante não tanto pelo porte, mas estrategicamente falando. Trata-se de um nicho com alta margem e muito redondo operacionalmente. Agora, a Americanas está entrando no varejo alimentar de verdade. Em abril, o Natural da Terra havia pedido registro para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para uma abertura de capital.

No prospecto, a companhia afirmava que tinha uma participação de 5,32% no Rio de Janeiro e de 1,7% em São Paulo no segmento de varejo alimentar. A companhia foi criada em 1989 no Espírito Santo. Em 2015, a companhia passou por um processo de fusão com outra rede do ramo, a Hortifrúti. Em 2016, a companhia teve cerca de 40% do capital comprado pelo fundo suíço de private equity Partners Group (PG), que posteriormente ficou com toda a operação. Nessa época, os fundadores deixaram o negócio. Para a corretora Guide, o negócio é “fora da caixa” e aponta a questão das margens como positivas para a Americanas, pois o Natural da Terra chega a ter o triplo de margem em comparação com a empresa controlada pelo 3G Capital.

Isso pode fazer com que a Americanas recupere parte da confiança dos investidores (sua ação acumula queda de quase 40% no ano). O Natural da Terra pode ajudar a Americanas com a recorrência de compras, que é algo que a empresa vem buscando nos últimos tempos. O Natural da Terra já faz parte do Supermercado Now, aplicativo de entregas de supermercados adquirida em janeiro de 2020. Isso aprimora a agilidade operacional e vai trazer uma maior integração com a AME, que é a fintech da Americanas. Além disso, traz uma sinergia bem interessante e isso pode estimular outras aquisições da empresa nesse setor. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.