ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2021

Frutas: Brasil é o terceiro maior produtor mundial

Estudo elaborado pela Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire) sobre as exportações do Brasil nas últimas duas décadas revela que o País ganhou posições importantes no mercado internacional, tanto na produção quanto na exportação de produtos. Intitulado “O agro no Brasil e no Mundo: uma síntese do período de 2000 a 2020”, o estudo mostra que, no caso de exportação de frutas, o Brasil vem evoluindo, mas com pouco dinamismo comparado ao potencial de comércio internacional.

Em 2020, o Brasil foi o 3º maior produtor de frutas do mundo, com 58 milhões de toneladas em frutas produzidas, 5,4% do total mundial. Os maiores produtores foram a China com 28,1%, seguida da Índia com 11,5%, ambos com crescimentos na participação mundial. No entanto, ao analisar o recorte temporal de 2000 a 2020, observa-se que o Brasil vem perdendo participação no mercado mundial de produtores de frutas e se manteve como o 11º exportador neste mesmo período.

O mercado de frutas em natura para o Hemisfério Norte representa oportunidades de negócios bilionários, mas não é explorado adequadamente pelo País. Adiciona-se ainda o impacto em nutrição saudável para os consumidores mundiais. Entre os países que mais exportaram frutas estão Espanha, Equador, Estados Unidos, China, Costa Rica, Holanda, Itália, Bélgica, Filipinas e África do Sul. Apesar de o Chile não estar entre os maiores exportadores, figura entre os países que mais geraram recursos com a exportação de frutas, o que demonstra o elevado valor agregado do produto chileno. O Brasil exportou 3 bilhões de dólares de frutas em 2020 e 60 bilhões entre 2000 e 2020. Fonte: Embrapa. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.