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14/Set/2020

Flores: setor precisou se reinventar na pandemia

O mercado de flores vem se recuperando após o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus, que diminuiu drasticamente a demanda. Com a suspensão de grande parte das atividades coletivas, cooperativas e agricultores buscaram alternativas para recuperar o prejuízo, investindo em divulgações nas redes sociais e nas vendas on-line. Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), várias ações foram tomadas pelo setor para enfrentar a crise. Entre elas, a venda por aplicativos, mas principalmente também via redes sociais. Por causa da quarentena, outra ação do setor foi a realização de campanhas para divulgar a importância das flores e plantas ornamentais para melhorar o ambiente e trazer mais alegria e beleza para as residências e locais de trabalho. Durante os primeiros meses da quarentena, o setor teve prejuízo de 90% nas vendas.

As vendas foram se recuperando aos poucos e, agora estão chegando a um patamar próximo ao do ano passado. Mas, isto não significa que os prejuízos nos meses anteriores foram recuperados. Os produtores tiveram que descartar parte de sua produção, principalmente nos primeiros meses de pandemia, pois não havia mercado para estas flores, com especial destaque para as flores de corte, devido ao cancelamento dos eventos como casamentos, festas e até velórios. O mercado de flores retomou suas atividades duas semanas antes do Dia das Mães, com o trabalho realizado em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Ibraflor, o que valorizou ainda mais o setor de flores e plantas ornamentais nesse momento de reabertura gradual do comércio. Hoje, o setor se reinventou e está vendendo mais no meio digital, ofertando os produtos 24 horas por dia.

O setor de flores foi um dos beneficiados pelo pacote de medidas econômicas anunciado pelo governo federal no início de abril, para minimizar as dificuldades dos produtores rurais devido à pandemia. Além da prorrogação das amortizações de financiamentos de custeio e de investimentos, os pequenos produtores, principalmente os de flores, hortifrútis, leite, aquicultura e pesca, passaram a ter acesso a linhas especiais de crédito. As medidas foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), atendendo a pedido da ministra Tereza Cristina em socorro aos produtores rurais prejudicados. Segundo o Ministério da Agricultura, as medidas de apoio ao setor de flores também incluíram a sugestão de protocolos de segurança para Estados e municípios para o funcionamento dos Garden Centers. Isso aconteceu a tempo para garantir as vendas nos dois feriados mais importantes para o setor, que são o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Hoje, já há um certo equilíbrio, passada a fase aguda da parte econômica da pandemia, já é possível perceber a retomada do setor. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.