ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Ago/2020

Citros: UE suspende as importações da Argentina

Segundo o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), a União Europeia (UE) decidiu suspender as importações de suco de laranja e de limão da Argentina alegando risco fitossanitário devido à praga conhecida como "mancha preta", que ataca os pomares. O órgão informou, nesta segunda-feira (17/08), que está trabalhando para garantir os mais elevados padrões sanitários que caracterizam a Argentina e que vai iniciar uma auditoria do sistema de certificação de citros.

O serviço de saúde da União Europeia informou que decidiu unilateralmente suspender as importações de citros da Argentina até o final desta safra. O Senasa lamentou a decisão que desconsiderou o pedido de aplicação do conceito de regionalização, pois a medida restritiva não deveria ser imposta a todas as regiões de produção em território argentino, já que algumas não apresentaram sinas da doença.

O serviço sanitário argentino também cita reivindicações de citricultores organizados na Europa, que solicitaram imediata ativação de medidas adicionais e efetivas para Comissão Europeia contra exportações argentinas que estariam pressionando os preços no mercado europeu. A Argentina informa que continua a tomar medidas para que as notificações de interceptação feitas pela União Europeia, tanto de limão como de laranja, tenham os indispensáveis avais científicos de testes laboratoriais. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.