ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Mai/2020

Citros: estiagem provoca perdas na safra do RS

Segundo a Câmara Setorial da Citricultura, as perdas na nova safra de laranjas e bergamotas no Rio Grande do Sul podem variar entre 20% a 50% devido à estiagem. Os produtores reivindicam que o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) possa cobrir as perdas de laranjas e bergamotas por variedades, já que os produtores têm cultivares específicas de outono, de inverno e algumas colhidas na primavera.

Em relação à comercialização de laranjas para as indústrias de suco, que deve iniciar nos próximos dias, os produtores mostraram-se apreensivos com os preços sinalizados. Até o momento, os valores estão abaixo do Preço Mínimo estabelecido pelo governo federal: R$ 380,00 por tonelada. Os representantes das indústrias informaram que aumentaram a capacidade de armazenagem, querem garantir a compra dos produtores e estão acompanhando a situação do mercado.

Se por um lado houve redução de consumo de sucos, por outro, a alta do dólar favorece as exportações, embora não haja ainda um horizonte para o comportamento do câmbio e do mercado. Neste sentido, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado solicitou que produtores de laranja e indústrias informem a situação da comercialização para, se necessário, buscar junto ao governo federal mecanismos de política agrícola para apoio aos citricultores e às indústrias. Fonte: Agrolink. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.