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07/Jun/2019

Laranja: indústrias devem por foco no suco NFC

Com o preço global do suco de laranja pressionado pelo aumento da oferta, demanda ainda fraca e por um cenário de recomposição de estoques, a indústria brasileira deve apostar no aumento da produção da bebida fresca, o NFC, em detrimento da concentrada e congelada (FCOJ) na safra 2019/2020. O aumento gradual na produção de suco de laranja fresco e a consequente redução do concentrado e congelado ocorre porque o NFC tem margens melhores aos produtores, apesar de uma logística mais complexa de transportes. Além disso, a demanda global por esse tipo de bebida é estável enquanto a do FCOJ vem recuando.

Com crescimento de 36% na safra brasileira, para 389 milhões de caixas (de 40,8 quilos), e a retomada na produção na Flórida (EUA) após os danos causados em 2017 pelo furacão Irma, a oferta global de suco deve voltar aos níveis de 1,9 milhão de toneladas equivalentes em FCOJ em 2019/2020, ante 1,5 milhão de toneladas na temporada passada. Mesmo com o cenário negativo, ainda é cedo para dizer se os preços da bebida seguirão com o mesmo ritmo de queda verificado em 2019. Não é possível confirmar se a oferta da fruta no Brasil será realmente a estimada, já que fatores podem trazer impactos antes da colheita, e, o mais importante, qual será o rendimento de suco no processamento da fruta. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.