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11/Fev/2022

Brasil eleva faturamento na exportação para Índia

Segundo o Ministério da Agricultura, as exportações de feijões e pulses do Brasil para a Índia resultaram em faturamento de US$ 101,7 milhões no ano passado. O que tem feito esforços para ampliar este mercado no exterior para produtores brasileiros. Este montante representa mais do que o dobro da média dos três anos anteriores, de 2018 a 2020. A Índia adquiriu principalmente o feijão caupi e o feijão rajado, mas apesar da exportação em alta, o Brasil ainda participa pouco do mercado indiano de pulses, com cerca de 5% do total adquirido pelo país do sul da Ásia.

As pulses mais exportadas pelo Brasil para a Índia são o feijão caupi e o feijão rajado. A desvalorização do Real frente ao dólar, a flexibilização das regras de importação pela Índia e a oferta destes feijões no Brasil favoreceram essa expansão. Esses feijões e pulses exportados para a Índia não são de grande consumo no Brasil. Portanto, essas exportações não têm impacto direto no abastecimento interno. Os negócios, porém, oferecem uma importante fonte alternativa de renda aos produtores de feijão que podem, através da diversificação, diminuir o risco climático e de mercado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.