ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Dec/2025

RS: plantio da 1ª safra de feijão está na fase final

A Emater-RS projetou para 1ª safra de feijão do Rio Grande do Sul o plantio de 26.096 hectares. Boa parte das principais regiões produtoras está semeada e a cultura apresenta diferentes estágios fenológicos, faltando concluir o plantio nos Campos de Cima da Serra, maior produtor em 1ª safra. As chuvas do dia 8 de dezembro permitiram a recomposição da umidade nos solos, favorecendo grande parte das lavouras e contribuindo para amenizar o déficit hídrico das pastagens. No caso do feijão 1ª safra, a estiagem prolongada já ocasionou perdas irreversíveis na qualidade do grão e na produtividade, estimada em 1.779 Kg por hectare.

As adversidades climáticas ocasionaram abortamento de flores e queda de vagens em formação, especialmente em lavouras de feijão que ingressavam na fase reprodutiva. A situação fitossanitária está satisfatória, mas o período seco favoreceu a incidência de ácaros em lavouras isoladas, demandando controle químico. Porém, há riscos de perdas significativas nesta safra de feijão. Na região de Pelotas, os plantios escalonados de feijão destinados ao autoconsumo foram retomados. As lavouras apresentam distribuição heterogênea dos estádios fenológicos: 41% em fase vegetativa, 26% em florescimento, 27% em enchimento de grãos, 5% em maturação e 1% colhido.

Na região de Soledade, as chuvas não foram suficientes para reverter as perdas decorrentes do período seco, associado a temperaturas elevadas. As perdas ainda não foram quantificadas, mas são pontuais e concentradas em áreas de solos rasos e compactados. Quanto aos estádios fenológicos, 10% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em florescimento e formação de vagens, 50% em enchimento de grãos e 10% em maturação. Já na região de Santa Maria, 80% da cultura está na fase reprodutiva, e cerca de 15% colhidos. O rendimento médio está estimado em 1.414 Kg por hectare. Fonte: Emater-RS. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.