ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jun/2025

Embrapa envia sementes de grão-de-bico ao espaço

Sementes de grão-de-bico da cultivar BRS Aleppo, desenvolvidas pela Embrapa, foram novamente enviadas ao espaço. Desta vez, seguiram a bordo de um foguete construído por estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), que representaram o Brasil na Competição Internacional de Engenharia de Foguetes (IREC), realizada no Texas (EUA). Em abril, as sementes já haviam participado de uma missão suborbital da Blue Origin, com tripulação exclusivamente feminina, que incluiu a cantora Katy Perry. A missão, realizada em 12 de junho em parceria com a Rede Space Farming Brazil, teve como objetivo expor as sementes às condições extremas do voo suborbital para avaliar possíveis ganhos na variabilidade genética da espécie.

O grão-de-bico é uma leguminosa reconhecida pelo alto teor de proteínas, e a cultivar BRS Aleppo destaca-se por sua dupla aptidão de consumo que pode ser tanto como o grão seco quanto em conserva. A escolha desse material para as pesquisas com agricultura espacial se deve às vantagens nutricionais, mas também à alta adaptabilidade do cultivo diante de condições adversas. Pesquisadores avaliam que a exposição das sementes ao ambiente espacial pode ampliar sua variabilidade genética. Isso facilitaria o desenvolvimento de plantas com características mais produtivas, maior resistência e ciclos de vida mais curtos, traços desejáveis tanto para cultivos na Terra quanto em futuras missões espaciais.

Os foguetes utilizados na competição operam com carga útil mínima de 997 gramas e podem atingir altitudes de 3 mil, 9 mil ou até 13.770 metros acima do solo. As estruturas variam entre 2,4 e 6 metros de comprimento, com diâmetro de 10 a 20 centímetros, e aceitam propulsão química sólida, líquida ou híbrida. Coordenada pela Embrapa em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Rede Space Farming Brazil reúne cientistas de várias instituições para desenvolver tecnologias voltadas à produção de alimentos em ambientes espaciais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.